Conheça a diferença dos dutos convencionais para os dutos industrializados

 
foto-mecdutos4

Economia do material

Os dutos industrializados dotados de sistema de junção transversal do tipo TDC e de vincos transversais do tipo Beader permitem que se utilize a norma da SMACNA para seleção da bitola de chapa a ser utilizada, o que representa uma grande economia de matéria-prima em relação à norma da ABNT para dutos não estruturados.

Economia de energia

Segundo a ASHRAE (Fundamental Hand Book), 2001, pág. 29 a 30, vazamentos de ar provenientes do sistema de junção transversal do tipo chaveta e junta, aliados a uma construção deficitária com ausência de padronização em função da falta de equipamentos de fabricação específicos, podem chegar a 30% do total do ar movimentado em instalações convencionais mal executadas. Considerando que o ar condicionado é tido como o principal vilão do consumo de energia em edifícios comerciais, representando 50% do consumo global, os vazamentos podem chegar a 15% da energia total do empreendimento.

Estanqueidade

O processo mecanizado de fabricação de dutos garante uma estanqueidade que contribui para a redução de contaminações cruzadas, diminuição de consumo de energia elétrica e para alcançar premissas dos projetos.

Acesso para manutenção

A remoção e instalação de trechos de dutos facilitam o acesso para manutenção de um sistema mais limpo e seguro.

Estrutura para implantação

Facilita a montagem em campo, sem necessidade de implantação de estrutura para fabricação de dutos em canteiro de obra.